domingo, 4 de setembro de 2011

Respeito

Respeitar os outros é importante, toda criança aprende isso. Quando crescemos parece que muitos esquecem esse ensinamento e por isso o mundo está assim hoje. Sei que não sou um modelo de virtude, nunca quis ser perfeita e nem pretendo dizer que sempre acertei em minhas escolhas. Isso porque errar é humano e são com os erros que aprendemos. Esse ano, completam 10 ano aos atentados de 11/09 e isso nos faz pensar qual o exemplo que damos as futuras gerações? Porque não podemos aprender a aceitar as diferenças alheias? Cada um tem o direito a liberdade, e também o dever de respeitar o outro. Afinal, os meus direitos não podem ferir os alheios.... Não posso mudar o mundo, mas posso me mudar no mundo. Isso mesmo, se eu mostro as crianças a aceitar, ou melhor, a respeitar as diferenças, estou pregando um futuro de paz. A guerra existe pela cobiça do homem, em que cada um deseja ser melhor que o próximo, perdendo os princípios de respeitabilidade ao direito...
Estava procurando na net e achei esse poema, que fala da paz e acho que ele cabe direitinho o desejo de paz, afinal a paz só existe se trabalharmos juntos por ela.




Se queres a paz... - Luiz Péres Aguirre

Se queres a paz... Defende a vida!
Se queres a paz... Luta pela justiça!
Se queres a paz... Trabalha pela paz!
Se queres a paz... Educa para a paz!
Se queres a paz... Defende os direitos humanos,
Teus e de outros seres humanos também!

Acabei perdendo um pouco o meu foco e falando da paz. Mas acho que todos querem um mundo sem guerras e portanto precisamos aprender a conviver com o outro. O primeiro de tudo é acabar com o preconceito, pois ele abre as portas para interpretações duvidosas. E acabar com o preconceito é ensinar a conhecer o outro e respeitar as diferenças, sejam elas qual forem.... ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário